Verbos - Infinitivo

 INFINITIVO

O infinitivo é uma forma nominal do verbo. 

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação.
(Clique na imagem e deite o celular para melhor visualização)
💨💨💨💨💨💨💨
No Infinitivo os verbos não indicam o tempo em que a ação ocorre, apenas a ação em si.
  • Terminam com –r, como “brincar”, “correr” e “partir”.
  • Podem ser usados como substantivo em alguns contextos.

💨💨💨💨💨💨💨

Dizemos também que o infinitivo é o “nome” dos verbos, já que é nessa forma que encontramos, por exemplo, os verbos no dicionário. 

Ele poderá ser identificado por meio de suas terminações, que indicam as três conjugações verbais. São elas:

1ª conjugação -ar (falar, gostar, brincar, trabalhar)

2ª conjugação = -er (beber, ver, escrever, perder)

3ª conjugação = -ir (pedir, mentir, ferir, sorrir)

💨💨💨💨💨💨💨

Tempos Verbais: Presente, pretérito (passado ) e futuro

  • Presente

Indica algo que acontece no momento da fala, hábitos e verdades universais:

- Eu brinco.

- Eu corro

(Clique na imagem e deite o celular para melhor visualização)
💨💨💨💨💨💨💨

  • Pretérito (passado)

Indica ações iniciadas e concluídas em um momento anterior ao da fala:

- Eu brinquei.

- Eu corri.

(Clique na imagem e deite o celular para melhor visualização)
💨💨💨💨💨💨💨

  • Futuro

Indica uma ação que acontecerá em momento posterior ao da fala:

- Eu brincarei.

- Eu correrei.


(Clique na imagem e deite o celular para melhor visualização)

💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨

Vamos assistir o vídeo e prestar atenção nos verbos presentes na letra da música da banda Legião Urbana!


💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨

Veja a letra completa da música:

Legião Urbana - Quase Sem Querer


Tenho andado distraído

Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso, só que agora é diferente
Estou tão tranquilo e tão contente

Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava provar nada pra ninguém

Me fiz em mil pedaços pra você juntar
E queria sempre achar explicação pro que eu sentia
Como um anjo caído, fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira

Mas não sou mais
Tão criança
Oh, oh
A ponto de saber tudo

Já não me preocupo se eu não sei por que
Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê
E eu sei que você sabe quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você

Tão correto e tão bonito
O infinito é realmente um dos deuses mais lindos
Sei que às vezes uso palavras repetidas
Mas quais são as palavras que nunca são ditas?

Me disseram que você
Estava chorando
E foi então que eu percebi
Como lhe quero tanto

Já não me preocupo se eu não sei por que
Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê
E eu sei que você sabe quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você

💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨

ATIVIDADES

💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨

1- Identifique o tempo dos verbos da música:

(Coloque em tela cheia e deite o celular para melhor visualização)


2- Identifique o tempo dos verbos da música:

(Coloque em tela cheia e deite o celular para melhor visualização)


Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/verbos.htm#:~:text=Os%20verbos%20constituem%20uma%20classe,que%20torna%20seu%20estudo%20complexo.
https://escolakids.uol.com.br/portugues/verbos.htm
https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/46972/
Acesso em 21/10/2020.

Postagens mais visitadas deste blog

Arte Visual e o expressionismo de Van Gogh

Planeta Terra, Continentes e Oceanos

As noções de cidadania e política na Grécia antiga