Os três poderes

Os Três Poderes do Estado no Brasil


Poder legislativo: é aquele que se preocupa em elaborar ou modificar as leis. É composto pelos parlamentares, ou seja, os vereadores (municípios), os deputados estaduais (estados) e os deputados federais (país). Além deles, existe também o Senado, que é composto pelos senadores.



Poder executivo: é aquele que se preocupa em aplicar as leis e as políticas sociais. É representado pelos administradores, ou seja, os prefeitos (municípios), os governadores (estados) e pelo presidente (país).



Poder judiciário: é o responsável por julgar os crimes e avaliar as leis, se elas são constitucionais ou não, isto é, se elas obedecem à Constituição Federal. É representado pelos juízes e desembargadores, sendo o único dos três poderes que não é eleito democraticamente pelo povo. A sua principal instância é o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para garantir o funcionamento dos Três Poderes, é preciso que eles se fiscalizem mutualmente, de modo que cada um deles garanta e avalie o funcionamento dos demais. Caso um deles apresente erros ou problemas, os demais devem fiscalizar e avaliar o caso.


 

Atuação no país, estado e município:


💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨

ATIVIDADE

💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨💨

(Coloque em tela cheia e deite o celular para melhor visualização)

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-estado-e-os-tres-poderes.htm. Acesso em 22/10/2020.

Postagens mais visitadas deste blog

Arte Visual e o expressionismo de Van Gogh

Planeta Terra, Continentes e Oceanos

As noções de cidadania e política na Grécia antiga