Inclusão e respeito por meio de práticas esportivas


 O que é Deficiência Visual? A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. 

O nível de acuidade visual pode variar, o que determina dois grupos de deficiência: 

• Cegueira – perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita; 

• Baixa visão ou visão subnormal – caracterizada pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.

A deficiência visual, em qualquer grau, compromete a capacidade da pessoa de se orientar e de se movimentar no espaço com segurança e independência, tornando necessário o treinamento da orientação e da mobilidade, permitindo que a pessoa se movimente e se oriente com segurança na escola, em casa, no trânsito, em locais públicos etc. 

Assista ao vídeo ou observe as imagens abaixo e reflita sobre as diferenças existentes entre as pessoas, suas habilidades, limitações. Perceba que pessoas com alguma deficiência, momentâneas ou não, conseguem se superar, mas precisam de espaço, acesso e respeito para uma vida adaptada e normal dentro das suas possibilidades.

Clique no link: https://globoplay.globo.com/v/3722170/



Proposta de atividade:

Vivenciando o não enxergar Material: venda (de preferência bem escura, para impedir qualquer feixe de luz) 

Orientações para a realização da atividade. 

Coloque a venda nos olhos e responda: 

a) Como é a sensação de não enxergar nada? 

b) Agora que não está enxergando, é possível utilizar outros sentidos para perceber o que está ao seu redor? 

c) Você consegue ouvir sons que não eram percebidos antes? Por que isso acontece? 

d) Quando a visão não pode ser utilizada, os outros sentidos podem suprir essa necessidade? 

e) Agora, tente caminhar pela sua casa e perceba os desafios que uma pessoa com deficiência visual enfrenta. (faça essa atividade na presença de uma outra pessoa, por questões de segurança) 

f) O que achou dessa atividade? Foi difícil vivenciar, mesmo que só por alguns instantes, o ato de não enxergar?


Referências: 

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/deficiencia-visual-familia-e-escola/57025

http://globoesporte.globo.com/paralimpiadas/noticia/2012/08/conheca-e-entenda-modalidades-que-sao-disputadas-nas-paralimpiadas.html

Acesso: 30/09/2020

Postagens mais visitadas deste blog

Arte Visual e o expressionismo de Van Gogh

As noções de cidadania e política na Grécia antiga

Indaial