Práticas corporais na contemporaneidade: Esporte, Atletismo

Objetivo de Aprendizagem: Identificar e reconhecer a diversidade das práticas corporais/esporte/Atletismo presente na contemporaneidade.



O Atletismo é o esporte básico dos Jogos Olímpicos. Assim tem sido desde as competições na Antiga Grécia. 
Trata-se de medir a habilidade dos esportistas nas atividades mais naturais do homem: correr, saltar e lançar. Mas, sobretudo, o Atletismo tenta medir os limites humanos. 

A luta contra o tempo e o espaço provoca a paixão nas corridas e saltos; embora também haja lugar para os competidores, aqueles que resistem à tensão e à pressão dos inimigos e sabem buscar o momento de triunfar. 
Existem dois tipos de provas no Atletismo: provas de pista e provas de campo.




 As provas de pista são disputadas em pistas de Atletismo e reúnem as corridas rasas, com barreiras ou com obstáculos. 

As provas de campo englobam saltos, arremessos e lançamentos.


 A PISTA:

As competições de Atletismo se realizam em um estádio com uma pista de corrida de 400 metros de comprimento na raia interna. Uma pista oficial de Atletismo tem 8 raias, tendo entre elas 1,22 metro de largura, sendo dispostas de modo a formarem duas retas e dois semicírculos. 

No interior, encontram-se os fossos de saltos e os círculos e jaulas de lançamentos, conforme você pode observar na imagem a seguir:

PROVAS DE PISTA:

As corridas são divididas em corridas rasas, corridas de revezamento e corridas de obstáculos.

As corridas rasas são: corridas de velocidade (100, 200, e 400 metros), meio fundo (800 e 1.500 metros), fundo (5.000 e 10.000 metros).

As corridas de revezamento são: 4 x 100 m (onde cada atleta corre 100 m e passa o bastão para o próximo atleta corredor) e 4 x 400 m (onde cada atleta corre 400 m e passa o bastão para o próximo atleta corredor).



As corridas de obstáculos são: 100 m com barreiras (feminino), 110 m com barreiras (masculino), 400 m com barreiras (feminino e masculino), 3.000 m com obstáculo (masculino).

 

PROVAS DE CAMPO:

Os saltos são divididos em: salto em distância, salto triplo (prova masculina), salto em altura e salto com vara.

Os arremessos são divididos em: arremesso de peso, arremesso de dardo, lançamento de disco e lançamento de martelo.



MARATONA:

A Maratona é uma prova de Atletismo de 42 km e 195 m (42,195) que não acontece no estádio como as outras provas. Ela é realizada em circuitos urbanos, ou seja, na rua, mas costuma terminar no estádio.

 

MARCHA ATLÉTICA:

Nas Olimpíadas, a prova da marcha atlética costuma começar dentro do estádio, com todos os atletas largando alinhados, sair dele para um circuito de rua, e, após um determinado número de voltas, retornar para dentro do estádio, onde o primeiro a cruzar a linha de chegada no Ponto 2 será o vencedor.

 

Segundo a Federação internacional de Atletismo – IAAF –, a Marcha Atlética pode ser disputada em três distâncias diferentes: 10.000 m (mulheres), 20.000 m (homens e mulheres) e 50.000 m (homens).


ASSISTA O VÍDEO!


Postagens mais visitadas deste blog

Arte Visual e o expressionismo de Van Gogh

Planeta Terra, Continentes e Oceanos

As noções de cidadania e política na Grécia antiga